Talvez você se lembre de um dos maiores mitos que circulavam nas escolas durante a sua infância: “a parte azul da borracha apaga tinta de caneta”. Se você testou pra ver se funcionava mesmo, deve ter quebrado a cara ao manchar a folha de tinta ou ao ter furado ela. Pois é; esse mito não morreu. Ainda. Tiveram que fazer um vídeo só para mostrar que não é verdade (como se não bastasse testar a borracha por si mesmo). Veja só:
MAS AFINAL, PARA O QUE SERVE A PARTE AZUL DA BORRACHA?
Ela foi criada inicialmente para raspar a tinta da caneta. Mas não em folhas de cadernos escolares. A parte rosa, que é mais suave, serve para apagar o grafite, que pode ser facilmente removido por ter uma estrutura sólida. Já a tinta da caneta é líquida. Por esse motivo que a parte azul é mais dura e resistente: como o papel absorve a tinta, o jeito seria raspar a folha até que a tinta aparecesse menos. Mas, obviamente, isso só funciona em papéis de gramatura maior, como cartolinas.
Mas isso não quer dizer que a parte azul da borracha sirva para nada. Como falamos, ela é projetada e utilizada para trabalhar em papel de gramatura, cartolinas, folhas mais densas ou papeis mais escuros, com marcações mais pesadas.
Pra apagar tinta de caneta em folhas de caderno, existe o corretivo pra canetas, vulgo “liquid paper”.